6.8.13

Rendimento Social de Inserção: falsas verdades


O Rendimento Social de Inserção (RSI) é um apoio que é dado a todos os indivíduos e famílias com escassos rendimentos, constituído por uma prestação em dinheiro para satisfação das suas necessidades básicas e um programa de inserção para ajudar à integração social e profissional. Os beneficiários de Rendimento Social de Inserção assinam um acordo com a Segurança Social onde se comprometem a cumprir o programa de Inserção sob pena do apoio lhes ser retirado.





Somos o 4.º país com maior desigualdade social na União Europeia. Em Lisboa as freguesias de Marvila e Beato registam o número mais elevado de beneficiários de prestações de desemprego e de RSI. Marvila possui ainda o número mais elevado de titulares de abono de família - 1.º escalão (famílias com rendimentos mais baixos), representando 11% do concelho. Os dados revelam bem as vulnerabilidades sociais existentes.

As transferências sociais são uma forma de atenuar o fosso entre ricos e pobres. O Rendimento Social de Inserção, ao contrário do que alguns responsáveis afirmaram publicamente, não é um incentivo à preguiça mas um poderoso instrumento para combate à pobreza. A figura abaixo mostra como os mitos que povoam o imaginário de anónimos e responsáveis são falsos.  


Clique na imagem para aumentar 

Sem comentários: