20.8.13

Rostos da candidatura


 JOÃO COSTA SANTOS *



A renda apoiada e as suas implicações

A renda apoiada é um regime de arrendamento destinado à gestão de fogos de habitação social, definido pelo Decreto-Lei 166/93 de 7.05, criado pelo Governo do então primeiro-ministro, Cavaco Silva e promulgado pelo então Presidente Mário Soares. 

Tal como refere o preâmbulo do respectivo decreto-lei, o mesmo foi criado com o objectivo de uniformizar os regimes de arrendamento destinados aos imóveis de habitação social até então existentes em Portugal.

O seu princípio baseia-se no cálculo dos valores de renda a partir do apuramento de uma taxa de esforço, resultante da multiplicação do Rendimento mensal corrigido do agregado familiar por um coeficiente próprio definido pela respectiva fórmula de cálculo e dividido pelo salário mínimo nacional. 

Ao contrário do que se verifica nos sistemas de arrendamento sociais, a renda apoiada baseia-se num sistema de aplicação dos valores de renda em fogos de habitação social, com base nos rendimentos mensais disponíveis dos respectivos agregados familiares, sendo que no sistema de arrendamento social, o cálculo do valor de renda não varia em função dos rendimentos mensais disponíveis do agregado, por se considerar que as respectivas famílias, por si, já são carênciadas económicamente, não se criando assim, uma instabilidade e injustiças habitacionais, originadas por um sistema de renda-rendimentos.

No entanto, o cálculo dos valores de renda apoiada em habitação social origina valores elevados e incomportáveis para os respectivos agregados familiares, criando um efeito de inflaccionamento exagerado dos respectivos valores de renda, que se multiplica à medida que aumentam os rendimentos disponíveis dos respectivos agregados familiares, originando valores desfazados da realidade económica e social das respectivas familías. Continuar a ler... 


* Jornalista e impulsionador do Movimento das Comissões e Associações de Moradores Contra a Renda Apoiada (ex-Comissão de Inquilinos do IGAPHE), dinamizador do blog Contra a Renda Apoioada. Pertence à lista de candidatura do Bloco de Esquerda em Marvila.  

MUDAR DE RUMO MUDAR MARVILA
   CONTIGO É POSSÍVEL!

Sem comentários: