18.8.13

Orçamento Participativo: porque a democracia não se adia.




O Orçamento Participativo é um mecanismo direto de participação popular. Através dele a população discute o orçamento público e as políticas públicas e faz o levantamento das necessidades e prioridades de acordo com o orçamento do município ou da freguesia. Desta forma o cidadão passa a ser um protagonista da gestão pública, não se restringindo a sua participação ao mero ato de votar. As definições sobre como e onde serão aplicados uma parte dos recursos do orçamento são debatidos e definidos pela própria população residente. 

O Bloco de Esquerda bate-se, à semelhança do que se passa em Lisboa, pela sua implementação em Marvila. Apesar de aprovada por unanimidade (por todos os partidos) em sede de Assembleia de Freguesia, a proposta não foi concretizada por declarada intransigência do executivo desta Freguesia. Vamos continuar a lutar para que seja uma realidade. 

Ideias claras e propostas concretas:
Orçamento Participativo apresentado na Assembleia de Freguesia durante o último mandato. Não concretizado pela Junta de freguesia: Projeto e Carta de princípios

MUDAR DE RUMO MUDAR MARVILA
   CONTIGO É POSSÍVEL!

Sem comentários: