26.9.13


Encontrando-se o atual executivo a ser investigado pela Judiciária por alegados indícios de gestão danosa, tendo entretanto ocorrido uma busca polícial com apreensão de documentos (apreendidas pastas de contratos com fornecedores) da sede da junta de freguesia, cumpre perguntar se estes senhores ainda possuem a confiança que é necessária para continuar a governar, em maioria absoluta, a segunda maior freguesia de Lisboa.  KEEP CALM AND THINK - PARTE II.


SABIAS QUE  propomos a suspensão da construção do novo edifício da junta de freguesia (custo: 1 milhão de euros) e a recuperação de um imóvel de dois pisos situado no bairro dos Lóios (foto inferior), ou outro edifício condigno, utilizando assim os recursos remanescentes, bem como os € 4.440,216 que serão transferidos através da lei da reorganização das freguesias de Lisboa (Lei n.º 56/2012, de 08.11) para intervenção nas seguintes áreas: apoio ao autoemprego, intervenção social, reabilitação urbana, educação e cultura, cidadania.

6 áreas de intervenção prioritárias, 6 propostas aqui.  

Ideias claras e propostas concretas e exequíveis. Para fazer o essencial em Marvila.

24.9.13

João Semedo: "Contem connosco para mudar o essencial em Lisboa"


Imagens do comício do Bloco de Esquerda na Gare do Oriente, em Lisboa, e excertos das intervenções dos candidatos João Semedo e Ana Drago, da coordenadora Catarina Martins, e ainda a música dos Primitive Reason e The Poppers.

22.9.13

Comício hoje realizado na Gare do Oriente.


"Lisboa de hoje é assim tão diferente da Lisboa de há seis anos? A resposta a esta pergunta é a marca do insucesso de António Costa. Há mais hotéis de luxo, mais apartamentos de luxo, mais esplanadas? Sem dúvida. O problema é que hotéis de luxo, lojas de luxo e habitação de luxo não são aquilo que os lisboetas mais precisam", disse João Semedo.



Ana Drago: "O dia 29 de Setembro é o dia do compromisso pela viragem à esquerda". Catarina Martins preferiu sublinhar a escolha que deverá ser feita: "Entre o medo ou o futuro, no dia 29 de Setembro escolhemos o futuro!".


Primitive Reason - Had i the courage:


19.9.13

João Semedo na Quinta Marquês de Abrantes



O candidato do Bloco esteve ontem na Quinta Marquês de Abrantes (junto ao campo do Oriental) e constatou a insatisfação dos moradores perante a falta de investimento em equipamentos públicos, nomeadamente de desporto e lazer, e pela ausência de requalificação dos espaços públicos. As zonas envolventes do bairro encontram-se totalmente ao abandono e não existe um único jardim, qualquer mobiliário urbano, nem equipamentos de desporto e lazer. Os moradores acusam directamente o presidente da junta de freguesia de nada ter feito de significativo neste local durante todo o mandato.

O Bloco entende a reabilitação urbana como uma área prioritária de intervenção, tanto na freguesia como no concelho [6 áreas ade intervenção prioritárias, 6 propostas]. Requalificar os espaços públicos e as zonas envolventes dos diferentes bairros, acolhendo as sugestões dos moradores e das associações de moradores é essencial. Quem conhece melhor os problemas do que aqueles que lá residem?  
MUDAR DE RUMO MUDAR MARVILA
   CONTIGO É POSSÍVEL!

16.9.13

É urgente reabilitar a zona antiga de Marvila


O nosso programa olha a sério para a zona histórica de Marvila, sitio onde não foi realizado qualquer investimento nos últimos quatro anos. A zona está hoje totalmente abandonada, degradada e os seus habitantes, na maioria idosos, foram deixados à sua sorte. Até o posto dos correios existente foi encerrado sem que a junta de freguesia tivesse levantado um dedo em sentido contrário. É urgente reabilitar a zona antiga de Marvila. Lutaremos por isso nos próximos anos em assembleia de freguesia. A escolha é simples: premiar a indiferença ou virar à esquerda. 

Mural da Praça 25 de Abril. A iniciativa chama a atenção para a necessidade de reabilitar a zona antiga de Marvila, abandonada durante o mandato de Bernardino Silva. Ver vídeo .

14.9.13


Discurso de abertura da campanha autárquica do coordenador nacional do Bloco e candidato à Câmara Municipal de Lisboa, ontem à noite, no Largo do Cauteleiro.

13.9.13

Última hora: Junta de Freguesia sob investigação da Judiciária.


Uma brigada da Polícia Judiciária esteve no passado mês de Julho na sede da Junta de Freguesia de Marvila no âmbito duma operação-relâmpago a contratos celebrados pela freguesia relativos a protocolos com a Câmara de Lisboa. Na reunião da Assembleia de Freguesia que ontem se realizou, o Bloco de Esquerda pediu explicações sobre o caso ao presidente da Junta de Freguesia. Belarmino Silva confirmou a visita daquela polícia às instalações da Junta, tendo ainda informado que foram apreendidas pastas contendo contratos assinados com prestadores de serviços externos. Recusou-se a prestar mais esclarecimentos à assembleia, alegando desconhecer pormenores sobre o processo. A investigação está a decorrer termos na Polícia Judiciária.

O Bloco de Esquerda vai solicitar esclarecimentos à Procuradoria Distrital de Lisboa. 

11.9.13

Rostos do Rendimento Social de Inserção.


Para que serve o Rendimento Social de Inserção? Financia a preguiça ou é uma medida socialmente útil e indispensável? Que problemas e questões se levantam na vida de quem dele beneficia? Estas são algumas das suas vozes.

Um projecto realizado e produzido por João Carlos Louçã, Nuno Moniz, Ricardo Sá Ferreira, com a colaboração de esquerda.net (2011).

Ontem à noite no Condado.



Foi assim ontem, no bairro do Condado Presentes estiveram Nuno Alves, cabeça de lista por Marvila, João Carlos Louçã, autor do documentário projetado e Ana Drago, candidata à Assembleia Municipal de Lisboa. Após a projeção do filme houve lugar a uma breve troca de opiniões sobre a importância do Estado social e de prestações como o RSI.


MUDAR DE RUMO MUDAR MARVILA
   CONTIGO É POSSÍVEL!

10.9.13

Propostas para a educação em Marvila.

O mais recente folheto de "Juntos Fazemos Marvila" faz o balanço dos quatro anos de gestão de Belarmino Silva na freguesia. Vejamos o que é referido em apenas dois desses domínios: 1No âmbito da educação "criámos o Conselho Educativo de Marvila e trabalhámos em permanente parceria com as escolas; estimulámos o bom aproveitamento escolar (?); desenvolvemos iniciativas de ocupação para os períodos de férias; assegurámos a manutenção e limpeza anual de todas as escolas do ensino básico". 2 Em prol das nossas crianças "Assegurámos o Praia-Campo, a Semana da Criança, o Espaço Intervir; o Carnaval e Pai Natal das escolas. Utilizámos o personagem "Comilão" para criar um sentimento de comunidade junto das crianças". Eis quatro anos de gestão da educação segundo as palavras dos seus responsáveis. Ficamos esclarecidos.

O Bloco não se esconde atrás de discursos vazios. É na escola que os efeitos da austeridade primeiro se revelam. É aqui que se exigem medidas imediatas. Além do acesso ao pequeno almoço gratuito, é possível apoiar a compra de material escolar aos alunos de famílias com dificuldades económicas. Sem recursos, tais alunos permanecerão meses sem livros e sem material e serão depois penalizados nos resultados. 
O Bloco de Esquerda propõe: 

1 | Comparticipar o pequeno-almoço das crianças do ensino básico e pré-escolar.
2 Auxiliar a compra de manuais, bem como de material escolar, às crianças com dificuldades económicas; 
3 | Apoiar as actividades extra-curricuares dos alunos e incentivar a animação sócio-cultural das escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar.  

Propostas simples e concretas para a área da educação.

MUDAR DE RUMO MUDAR MARVILA
   CONTIGO É POSSÍVEL!

8.9.13

Copyright 2013 José Gema.

João Semedo, candidato do Bloco à Câmara de Lisboa apresentou este sábado o programa eleitoral para a capital. 

Download do Programa

5.9.13

Um homem na cidade | Ary dos Santos


Eu sou um homem na cidade
que manhã cedo acorda e canta
e por amar a liberdade
com a cidade se levanta
...

4.9.13

Rostos da candidatura


"Houve um partido que esteve desde a primeira hora contra a aplicação da renda apoiada no bairro do Lóios: chama-se Bloco de Esquerda. Tem sido uma batalha difícil mas sei que podemos contar com ele na freguesia e na cidade de Lisboa. E também no parlamento. Por isso concorro nas listas do Bloco de Esquerda".

Aníbal Franco de Almeida, 61 anos, morador no bairro dos Lóios, membro do movimento de associações e comissões de moradores contra a renda apoiada.   

Moção do Bloco de Esquerda, aprovada pela Assembleia de Freguesia, que apela a um regime de renda apoiada com maior justiça social (ler aqui). Helena Pinto, numa das várias intervenções no parlamento sobre esta matéria (ver vídeo).  


MUDAR DE RUMO MUDAR MARVILA
   CONTIGO É POSSÍVEL!
A figura demonstra como muitos mitos existentes são falsos.  

Marvila e Beato em conjunto registam o número mais elevado de beneficiários de prestações de desemprego e de Rendimento Social de Inserção. Marvila possui ainda o número mais elevado de titulares de abono de família/1.º escalão (famílias com os rendimentos mais baixos), uma percentagem que corresponde a 11% do concelho. 

As transferências sociais como o RSI são a forma de atenuar o fosso entre ricos e pobres. Ao contrário do que alguns responsáveis afirmaram, não são um incentivo à preguiça mas um poderoso instrumento de combate à pobreza e exclusão (ver). O mesmo se passa em todas as democracias europeias, sem exceção (ver). A fraude existe em todas as modalidades de prestações públicas, deve é ser combatida através de mais e melhor fiscalização e de mais e melhor monitorização dos procedimentos.    

1.9.13

Compromisso para Marvila

Em Setembro haverá eleições autárquicas. O Bloco de Esquerda construiu um programa que está na primeira linha do combate à austeridade.

São 6 pontos essenciais: 1 suspensão da construção do novo edifício da Junta de Freguesia. Poupança de mais de 1 milhão de euros, a que acrescem € 4.440.216 transferidos nos termos da Lei n.º 56/2012, de 08/11, para investir onde é realmente essencial. Áreas de intervenção prioritárias: 2 - autoemprego e integração; 3 intervenção social; 4 reabilitação urbana; 5 educação e cultura; 6 cidadania.   

A escolha é simples: imobilismo ou virar à esquerda. 


Catarina Martins: “Objetivo do governo é a precarização laboral e a desvalorização salarial”.


Na sessão de abertura do Fórum Socialismo 2013, a coordenadora do Bloco acusou o governo de ter a constituição como alvo a abater e a precarização e desvalorização salarial como o resultado último das suas políticas.